câncer de pulmão

Câncer de pulmão: como se prevenir?

O câncer de pulmão é um tumor que tem por característica alterar o funcionamento natural das células do pulmão, por meio de impulsos carcinogênicos ao longo do tempo, causando o crescimento de células malignas de forma desorganizada. Este tumor maligno, que pode afetar desde a traqueia até o pulmão, é um dos principais causadores de mortes entre os tumores malignos no Brasil. Além disso, é a causa principal de morte por câncer entre os homens e a segunda entre as mulheres.

Tipos de câncer de pulmão

Os subtipos de câncer de pulmão são definidos a partir da amostragem da lesão, que é devidamente analisada através do microscópio por um médico patologista especializado. Esses subtipos principais são:

Carcinoma de pulmão indiferenciado de grandes células

Também denominado de câncer de pulmão de células não pequenas. De forma geral, ele se desenvolve e se espalha de forma mais lenta do que o câncer de pequenas células, porém, de forma mais rápida que os outros tipos. Este tipo de câncer tem a característica de ser diagnosticado em qualquer parte do pulmão, o que pode dificultar o tratamento. O carcinoma de pulmão de células não pequenas é responsável por cerca de 10 a 15% das lesões pulmonares.

Adenocarcinoma

Este tipo de câncer é o que mais acomete as pessoas atualmente, responsável por cerca de 40% dos cânceres de pulmão. Sendo, também, o tipo mais comum de neoplasma maligno entre pessoas não-fumantes. O adenocarcinoma inicia-se nas células que produzem o muco e costuma se desenvolver de forma mais lenta do que os outros tipos.

Carcinoma epidermoide

Cerca de ¼ dos casos diagnosticados de tumores malignos no pulmão são do tipo carcinoma epidermoide. Esse tipo de câncer ocorre devido às células que cobrem as vias aéreas dentro dos pulmões e, de forma geral, são encontradas na parte central do pulmão, ao lado dos brônquios.

Carcinoma de pulmão de pequenas células

Também chamado de câncer de pulmão de células pequenas, é a lesão que se espalha mais rapidamente pelo pulmão. Esse tipo de tumor é responsável por aproximadamente 15% de todos os casos de câncer pulmonar, sendo mais frequente em homens do que mulheres. É a forma mais agressiva entre todos os tipos de câncer pulmonar, tendo sua forma inicial nos brônquios e com um potencial alto para criar metástases (se espalha para outras partes do corpo). O tabagismo é responsável por quase todos os casos.

Câncer de pulmão: prevenção

O fator principal de risco para o aparecimento da neoplasia maligna no pulmão é o tabagismo. Cerca de 80% ou mais das mortes por este tipo de câncer são provocadas pelo fumo e pelo fato de ficar exposto ao fumo passivo. Nem todas as pessoas que fumam desenvolvem essa doença no pulmão, fatores genéticos também influem no risco. Do mesmo modo, nem todos os pacientes que desenvolvem esse tumor no pulmão são fumantes. Muitos são ex-fumantes, porém, alguns nunca fumaram. Os carcinomas em não-fumantes podem ter sua causa através do fumo passivo e também pela exposição à radiação (incluindo tratamento de radioterapia na região do tórax). Fumantes expostos a agentes químicos que são cancerígenos, como o amianto, berílio, cromo, radônio, níquel, urânio, cloreto de vinila, gás de mostarda, poluição do ar e escape dos motores a diesel, têm o risco aumentado de forma considerável a desenvolver a doença. Como mais de 90% dos casos de câncer de pulmão tem relação com o tabagismo, não fumar ainda é a principal forma de prevenir essa doença, assim como evitar o fumo passivo. É recomendado evitar a exposição à produtos químicos cancerígenos encontrados principalmente nos ambientes de alguns tipos de trabalho sem a devida proteção. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp