Câncer de pulmão

Câncer de pulmão: quais são os fatores de risco

Você sabia que o câncer de pulmão é a neoplasia mais letal entre homens e mulheres na América Latina? Todos os anos ocorrem aproximadamente 64 mil óbitos que têm o câncer pulmonar como causa. No mundo, esse tipo de tumor maligno é responsável por uma em cada cinco mortes por câncer, e o triste desfecho dos quadros geralmente está associado ao diagnóstico tardio. Vale ressaltar que o câncer de pulmão pode ser prevenido e, uma das principais maneiras de evitá-lo consiste em conhecer os fatores de risco, já que alguns aspectos predisponentes estão relacionados ao estilo de vida e hábitos nocivos. É importante ressaltar que o fator de risco é algo que eleva as chances de contrair determinadas doenças, entretanto, apresentar um ou mais fatores não corresponde a uma sentença para o câncer, apenas significa que a predisposição é maior, entendido? Quer descobrir quais são os aspectos que influenciam no desenvolvimento de câncer pulmonar? Leia o artigo e saiba mais!

Fatores de risco para o câncer de pulmão

Tabagismo

No topo da lista está o hábito de fumar. Cerca de 80% dos óbitos por câncer de pulmão acontecem com fumantes. Até mesmo os cigarros com baixo teor de alcatrão e os chamados “cigarros light” aumentam o risco de tumores pulmonares. Fumantes passivos também estão expostos às ameaças do tabagismo, uma vez que todos os anos mais de 7 mil fumantes passivos morrem por câncer de pulmão.

Poluição atmosférica

A poluição do ar, sobretudo nas estradas de alto tráfego e regiões industriais onde há muita fumaça, favorece o surgimento de câncer de pulmão. Estima-se que em torno de 5% das mortes por câncer no pulmão estejam ligadas à poluição do atmosférica.

Histórico familiar ou pessoal

Quem já teve câncer de pulmão no passado ou possui parentes de primeiro grau que possuam um histórico de câncer de pulmão, apresenta um risco sutilmente maior do que pessoas sem esse perfil. Ainda não se sabe exatamente se há alguma relação com a genética ou se a predisposição tem a ver com as condições ambientais similares.

Exposição a substâncias químicas

Pessoas expostas ao gás radioativo radônio, ao asbesto, fibras de amianto, urânio, sílica, cádmio, níquel, cloreto de vinil, cromo, gás mostarda, éteres clorometilados, diesel e arsênico estão mais sujeitas ao câncer pulmonar.

Alimentação desregrada

Assim como acontece com vários outros tipos de câncer, a alimentação desregrada é um fator de risco. Por outro lado, a alimentação saudável é um fator de prevenção. Sendo assim, aposte no consumo de frutas e verduras, evite o excesso de carne vermelha e insira alimentos ricos em fibras no cardápio. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe