fumar

9 dicas para parar de fumar

Parar de fumar não é algo simples. Somente quem é dependente de nicotina sabe o quanto é difícil abandonar esse hábito que pode ser tão nocivo para a saúde. Por um lado, a pessoa reconhece os riscos do tabagismo e tem desejo de tentar deixar de fumar. Por outro lado, está tão acostumado que, quando percebe, já está com o cigarro na mão, inalando a fumaça.

Deixar o cigarro é uma decisão que exige dedicação, disciplina e força de vontade para resistir à ansiedade e seguir firme nesse propósito. O desejo de fumar vai bater em vários momentos do dia, principalmente em fumantes em condição de dependência extrema. No entanto, é possível conseguir. Várias pessoas já foram bem-sucedidas nesse desafio, e você também pode!

Confira 9 boas práticas para vencer o tabagismo de uma vez por todas.

1. Reconheça sua condição

O primeiro passo para superar a dependência é reconhecer a sua condição. Analise o tempo que o cigarro ocupa na sua rotina e o investimento financeiro que ele demanda. Além disso, liste os prejuízos estéticos, sociais e psicológicos que ele traz, bem como os danos que provoca à sua saúde. Avalie sua vida antes e depois do cigarro e finalize esse exercício inicial levantando os motivos para abandonar a prática.

2. Controle sua ansiedade

Para muitas pessoas, fumar não passa de uma válvula de escape para a ansiedade. Segurar o cigarro, colocá-lo na boca e inalar sua fumaça, em situações estressantes ou inesperadas, é algo praticamente involuntário. Por acontecer tão naturalmente e estar enraizado como hábito, costuma ser difícil abandonar o tabagismo, mas, identificar os gatilhos da ansiedade e buscar controlá-los é uma maneira eficiente de diminuir o consumo de tabaco.

3. Evite ambientes com muitos fumantes

Permanecer em um ambiente com muitos fumantes pode sugestionar o uso de cigarro. Assim como quem está em dieta deve fugir temporariamente dos bares e quem é alcoólatra precisa evitar os bares, quem fuma deve evitar estar no mesmo círculo que fumantes. Ficar próximo à tentação é complicado para quem está em abstinência. Com o tempo, será mais tranquilo conviver com tabagistas.

4. Mude a rotina

Sabe aquela pausa do dia para fumar e tomar café? Quebre a rotina! Não tenha medo de mudar seus hábitos e fazer uma nova programação. Para enganar sua vontade de fumar, insira atividades diferentes no dia a dia, altere o caminho para o trabalho, mude o local das refeições, estabeleça novos horários para as pausas, aprenda coisas diferentes.

5. Dedique-se a um hobby

Os primeiros dias sem cigarro são os mais complicados. É nesse início que os fumantes têm vontade extrema de levar o cigarro à boca. Vários sucumbem a essa vontade e não resistem. Para evitar que ocorra com você, dedique-se a algum hobby e substitua o desejo de fumar por outras tarefas. A vontade é mais intensa nos primeiros minutos, se você se distrair com atividades distintas, provavelmente vai conseguir driblar essa gana de fumar.

6. Conte com o apoio dos amigos e familiares

Comunique sua intenção de parar de fumar. Quanto mais aliados você tiver nessa luta, melhor. Você receberá convites para participar de momentos nos quais não haja espaço para o cigarro, como uma corrida no parque ou um almoço em família… Passe a encontrar prazer nesses momentos livres de cigarro.

7. Tome cuidado para não desenvolver outro vício

Cuidado para não se livrar de um vício e adquirir outro. É comum que, na tentativa de largar o cigarro, alguns ex-fumantes desenvolvam outros tipos de vício e se tornem, por exemplo, compulsivos por compras ou por alimentos. É um mecanismo que encontram para extravasar a ansiedade de alguma maneira que não seja o hábito de fumar.

8. Busque tratamento especializado

O uso de medicamentos que atuam no controle do desejo de fumar,  o acompanhamento psicológico e psiquiátrico, além da participação em grupos de apoio, são recursos importantes para abandonar o cigarro. Nem sempre é possível deixar de fumar sozinho.

9. Persista, persista, persista!

Recaídas acontecem no meio do caminho, mas saiba que a próxima tentativa pode ser bem-sucedida. Se não for, insista. Cada vez vai se tornar mais fácil. Pense que um cigarro a menos já é um avanço e não se penalize e nem se sinta perdedor caso não consiga superar o vício de primeira.

 

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como cirurgiões torácicos em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe